Entrar
Entrar

Aguarde, carregando...

Sua cidade está com problemas?

Reclamar

Compartilhar

 

Reclamações cadastradas

Reclamações resolvem problemas?

28/1/2013

Cidade Reclama - reclamaçõesHoje o Cidade Reclama vai discutir um tema muito pertinente à sua própria razão de existir: reclamações. Se você já passou por aqui ao menos uma vez sabe que nosso objetivo é, enquanto cidadãos insatisfeitos com as condições urbanas de nosso espaço de convivência, compartilhar problemas de trânsito, transporte, calçadas, dentre outros. Ou seja, este espaço é para reclamarmos! Mas, neste texto, vamos incentivá-lo a fazer algo a mais que isso.

Afinal, reclamações resolvem problemas? Apenas reclamar traz alguma solução? Essa discussão pode parecer estranha em um local onde, basicamente, fazemos reclamações, porém nosso intuito é despertar a vontade de nossos “seguidores” de ir além, algo que, acredite, qualquer um de nós tem plenas condições de fazer.

E como esse discurso pseudopolítico pode ser colocado em prática? Ora, de uma maneira bem simples sobre a qual muito se fala, mas pouco se dá valor: ativar nosso poder público. Certo, a indagação do “como” continua em sua cabeça. Antes de respondermos a essa pergunta, também queremos lhe fazer algumas perguntas: qual foi o último projeto ou ação do vereador no qual você votou nas eleições do ano passado? Quem foi eleito presidente da Câmara em sua cidade poucos dias atrás? E aproveitando a deixa de reclamar sobre problemas urbanos, você sabe quem é o Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano na atual gestão de sua cidade?

Se você teve dificuldades de responder a essas perguntas, é sinal de que está na hora de ir além das reclamações. Pois, nós colocamos esses cidadãos em seus cargos, damos poder a eles para decidir por nós e eles são pagos para isso (com o nosso dinheiro, vale lembrar). Ou seja, é nosso dever exigir atenção. Então, vamos lá para o tão famoso “como” em apenas 3 passos básicos que podem lhe ajudar a sair da zona de conforto:



Cidade Reclama - mobilizar
1 – Mobilize:
você encontrou um problema, ele está seriamente lhe incomodando, e essa deve ser a sua motivação para buscar meios de fazer algo. Primeiramente, sozinho pouco se faz. Então, busque mais pessoas que, como você, estão insatisfeitas com o mesmo problema (aqui no Cidade Reclama você poderá encontrar várias). Após isso, pense como vocês podem resolver o problema juntos.

Você sabia, por exemplo, que a alguns anos atrás poderia se formar “movimentos sociais e populares” para participar das Conferências Municipais da cidade de Campinas? Esse seria um bom caminho para organizar um grupo em prol de algo. Nem sempre atitudes como protestos e greves são as mais pertinentes, uma voz organizada também tem vez. Utilize, por exemplo, as redes sociais para manter contato com essas pessoas, crie um grupo no Facebook para todos conversarem, o importante é mobilizar!



Cidade Reclama - atitude2 – Tenha atitude: agora que você tem um grupo disposto a fazer algo, é hora de agir! Para isso, você precisa conhecer os meios existentes para se chegar até aqueles que podem resolver seu problema. Por exemplo, é básico sabermos que a Câmara Municipal, nosso Poder Legislativo, é quem fiscaliza o Executivo, representado pela Prefeitura. É a Câmara também, por meio dos vereadores, quem cria as leis municipais. Então, não adianta querer ir até a Prefeitura para tratar de uma lei.

A Câmara também pode fazer indicações (pedidos oficiais) à Prefeitura e nós temos, em Campinas, 33 vereadores que têm o dever de nos ouvir. Tente buscar uma solução pelos meios oficiais, temos à disposição os emails e telefones de todos os vereadores no site da Câmara de Campinas e os telefones de todas as Secretarias da Prefeitura e seus responsáveis no site da Prefeitura. OK, nós sabemos que podemos simplesmente não ser respondidos, mas o importante é fazer algo para poder cobrar depois, inclusive pessoalmente.


Cidade Reclama - follow
3 – Acompanhe: sabemos que nosso poder público não funciona como deveria, por isso é preciso acompanhar o que nossos governantes estão fazendo. Acompanhe o desenvolvimento de sua proposição realizada, esteja “por perto” dos vereadores e do prefeito por meio da mídia, como jornais, rádio, internet e TV, vistorie os atos daqueles que nos representam. No Facebook, por exemplo, temos a fanpage da Câmara de Campinas com notícias úteis, e reparem, ela tem bem menos “curtir” do que qualquer página de humor na rede social.




Então, vamos fazer alguma coisa? Sabemos que existem inúmeros motivos para ficarmos desmotivados e não fazermos nada, mas nossa força de vontade tem que ser muito maior. Você pode começar buscando os mesmos links que deixamos neste texto sobre a cidade de Campinas nos portais oficiais de sua cidade. E aí, que tal tentar, além de só reclamar? ;)


 

Wagner Oliveira Wagner Oliveira

Um jovem profissional que constrói seu futuro a cada dia, que cultiva relações humanas por onde passa e que preza pelos valores que ainda fazem de nosso ser um "humano". Comunicólogo nas áreas de Relações Públicas e Jornalismo.

Redes
sociais

Nossos
Parceiros

Conteúdo e divulgação:

Canal C

Criação e desenvolvimento:

Princi Agência Web